Moodle Moot

Moodle Moot

Professor Rodolfo Nakamura em palestra presencial e transmitida online no Moodle Moot Brasil 2011

 

SÃO PAULO – O professor Rodolfo Nakamura esteve hoje no evento Moodle Moot 2011, na Universidade Mackenzie, capital paulista. O convite partiu do professor Nuno Moreira de Souza, do Instituto de Tecnologia ITGVBR e de Synclair Luiz, da DirectWeb, principal apoiador do evento.

Na oportunidade, o professor proferiu uma palestra com o tema “Moodle: como criar um curso utilizando a plataforma de ensino à distância”. Além dos participantes presenciais, o evento foi transmitido via internet para cerca de 150 pessoas que estão inscritas na versão virtual do evento.

Iniciou com a questão de descobrir quem é o público atual do EaD, incluindo sua utilização como complemento das atividades acadêmicas em cursos presenciais, colocando em discussão a questão das Gerações X e Y, que têm comportamentos distintos em relação à tecnologia e ao próprio conteúdo dos cursos.

O tema foi desenvolvido com apresentação de cases ilustrando as principais ideias do palestrante em relação à implantação de um curso em EaD (Ensino à Distância). A questão do planejamento foi enfatizada na primeira parte, sobretudo nas questões relacionadas aos objetivos do curso e  planejamento do conteúdo.

Ao final, ressaltou a quesṭo do aproveitamento de ferramentas Web 2.0 no desenvolvimento de conte̼dos e demonstrou a facilidade de se juntar pe̤as de outras ferramentas em um endere̤o concentrador Рseja um site Moodle, um blog ou mesmo um site convencional.

Concluiu que estas ferramentas podem ser utilizadas para se alcançar os objetivos cognitivos e afetivos (que, com os psicomotores, formam o trio de objetivos didáticos apresentados pelo palestrante), além de ampliar as possibilidades de contato do público com o tema.

O Moodle Moot Brasil é um dos principais eventos brasileiros sobre a utilização da plataforma de ensino à distância e é promovido anualmente pela Universidade Mackenzie.

Serviço
Moodle Moot Brasil
19 a 21 de outubro de 2011
Universidade Mackenzie РPr̩dio Jọo Calvino
Rua da Consolação, 930 - São Paulo/SP
Informações: www.moodlemoot.com.br

1 comentário em “Moodle Moot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *